26 de nov. de 2013

Risco cardíaco pelo prolongamento do intervalo QT



 
Muitos medicamentos são conhecidos por oferecer risco cardíaco devido ao prolongamento do intervalo QT. No que consiste, porém, esse parâmetro?

O intervalo QT é um parâmetro eletrocardiográfico que representa a duração da sístole elétrica (contração cardíaca). Ele mede a quantidade de tempo requerida para a despolarização e repolarização ventricular, desde o início do complexo QRS até o final da onda T. O complexo QRS representa a despolarização ventricular, e a onda T é a deflexão produzida pela repolarização ventricular. O intervalo QT varia com a frequência cardíaca e com o aporte do sistema nervoso autônomo. Na bradicardia, ele é mais longo, enquanto que na taquicardia é curto. Valores elevados de QT estão relacionados com arritmias. 
 
A síndrome do QT prolongado é uma alteração da atividade elétrica do coração que se caracteriza por um prolongamento do intervalo QT. Pode apresentar-se como síncope, tontura, ou torsades de pointes (taquicardia ventricular polimórfica) que, em alguns casos desencadeia fibrilação ventricular e pode associar-se a morte súbita cardíaca. A incidência de torsades de pointes é baixa, porém pode ser aumentada pela combinação de medicamentos que prolongam o intervalo QT e pela presença de fatores predisponentes, como a bradicardia.

Assim, antes de prescrever medicamentos que tenham a capacidade de prolongar o intervalo QT, é importante avaliar os possíveis fatores de risco, e se haverá combinação com outro medicamento que possui esse efeito. Para saber quais são esses medicamentos, acesse a lista dos medicamentos que prolongam o intervalo QT publicada pela Universidade do Arizona, clicando aqui. Para mais informações a respeito desses medicamentos, seus riscos e recomendações, leia o Boletim de Informação Farmacoterapêutica de Navarra, intitulado “Medicamentos y prolongación del intervalo QT”.

Boa leitura,
Equipe CIM-RS.

Fontes:
GOLDMAN L., AUSIELLO, D.  Cecil Medicina. 23 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Disponível em: http://www.evolution.com.br/. Acesso em: 22 nov. 2013.
HALL, J. E. Guyton & Hall Fundamentos de Fisiologia. 12 ed. Elsevier, 2012. Disponível em: http://www.evolution.com.br/. Acesso em: 17 out. 2013.
LECEA, C. C., BASTERRA, J. M. Medicamentos y prolongación del intervalo QT. Boletín de Información Farmacoterapéutica de Navarra, v. 21, n. 1, 2013.