9 de set. de 2016

Setembro Amarelo




Doenças Mentais vêm acometendo cada vez mais pessoas provenientes de lugares e classes sociais diversas. Em algumas circunstâncias, podem levar a medidas extremas como o suicídio. Para aumentar a visibilidade para este problema e discuti-lo, foi criado o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio (10 de setembro) e instituído o Setembro Amarelo. De acordo com pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 800.000 mortes por suicídio ocorrem a cada ano em todo mundo, predominantemente em pessoas jovens, apontando mudança de perfil no grupo de afetados1. No Brasil, a taxa de suicídios é de 4,1 por 100 mil habitantes, variando com a região do país. No Sul, temos a taxa de suicídios mais alta: 25,2 por 100 mil habitantes, ou seja, mais de seis vezes a taxa nacional2.

            Pesquisa divulgada recentemente por pesquisadoras de Londrina, PR visando analisar as tentativas de suicídio por sobredose intencional de medicamentos corrobora com os resultados da pesquisa da OMS, mostrando a mudança de perfil dentre as pessoas atentando o suicídio.  O estudo mostra que mais de 40% das hospitalizações por tentativa de suicídio são decorrentes da auto-intoxicação consciente de medicamentos, em sua maioria antidepressivos, tranquilizantes e anticonvulsivantes. Isso mostra que o problema maior não é um erro não-intencional durante a auto-medicação, mas sim o uso e prescrição indiscriminados destes medicamentos2. Para acessar os resultados deste estudo, clique aqui.

            Em 2006 foi publicada pelo Ministério da Saúde a Portaria 1.876 que Institui Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio, que devem ser seguidas pelos diversos níveis de administração pública e outras instituições da sociedade com o objetivo de desenvolver e fortalecer as medidas de prevenção e de assistência ao suicídio. Propõe um conjunto de ações no âmbito dos diversos dispositivos e das equipes de saúde mental, com a finalidade de mantê-las articuladas com a Política Nacional de Saúde Mental3,4.
           
Cabe ao profissional de saúde estar atento a comportamentos que possam sinalizar uma conduta potencialmente suicida. A melhor maneira de descobrir é perguntar para a pessoa.  Ao contrário da crença popular, falar a respeito de suicídio não introduz a idéia nas pessoas, podendo até tranquilizá-la por poder falar sobre o assunto5. O Ministério da Saúde organizou uma cartilha visando instruir profissionais da saúde sobre o tema e como abordar os pacientes. Para acessar, clique aqui.

Em Porto Alegre, RS, o Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento e a Liga de Medicina Legal e Psiquiatria Forense da Faculdade de Medicina da UFRGS organizam atividades para a campanha do Setembro Amarelo6.

Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que possa precisar, acesse: http://www.cvv.org.br/ ou ligue 141.

Texto elaborado por Gustavo F Marcowich
Revisado por Tatiane da Silva Dal Pizzol

1.     World Health Organization. Suicide. http://www.who.int/mental_health/prevention/suicide/suicideprevent/en/ (acessado em 14/Fev/2008). 
2.     Bernardes, SS, Turini, CA, Matsuo, T. Perfil das tentativas de suicídio por sobredose intencional de medicamentos atendidas por um Centro de Controle de Intoxicações do Paraná, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 26(7):1366-1372, jul, 2010).
3.     REBRAS. Rede Brasileira de Prevenção ao Suicídio. Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio: suas diretrizes. Disponível em: http://www.rebraps.com.br/2014/09/estrategia-nacional-de-prevencao-do.html Acessado em: 22/08/2016
4.     BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria n° 1876 de 14 de agosto de 2006. DIsponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt1876_14_08_2006.html Acessado em: 22/08/2016)
5.     BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Prevenção do Suicídio: Manual dirigido a profissionais das equipes de saúde mental. Disponível em: http://www.cvv.org.br/downloads/manual_prevencao_suicidio_profissionais_saude.pdf

6.     UFRGS. Psiquiatria organiza atividades no mês de prevenção ao suicídio. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/psiquiatria-organiza-atividades-no-mes-de-prevencao-ao-suicidio Acessado em: 02/09/2016

Nenhum comentário: